Ative o “OK Google” a qualquer momento e lugar no Android

Gostaria de ativar em seu Android a função Google Now Everywhere igual ao do Moto X e que permite que diga "OK Google" estando em qualquer tela? Veja as dicas de como fazer isso, inclusive usando versões inferiores ao Android 4.3.

O novo Google Now permitirá a detecção da sua voz em qualquer lugar da tela, mesmo na tela de bloqueio do smartphone ou tablet. Esta função é igual à utilizada pelo Motorola Moto X, onde você pode dizer “OK Google” e o aparelho irá abrir automaticamente a tela de reconhecimento de voz.

Infelizmente alguns usuários ainda não possuem esta atualização e veremos o motivo e também como ativá-la.

ativando Google Now Everywhere

Procedimentos e verificações para a atualização do Google Now Everywhere

Google Now Everywhere (Google Now em qualquer lugar) precisa que você tenha o seguinte antes de continuar com o tutorial:

  • Possuir pelo menos a versão do Android 4.3 ou superior. Mesmo assim é mais garantido que funcione apenas no Android 4.4 o superior, pois alguns usuários relataram o não funcionamento em Androids de versões inferiores. Caso tenha um Android de versão anterior, poderá ver a dica de como instalar uma versão alternativa em seu sistema neste mesmo artigo;
  • Certifique-se de que tenha a versão mais recente do Google Search e Google Play Store;

atualizacao-search-android

Configurando o Google Now para ser ativado de qualquer lugar

1. Abra o Google Now clicando no ícone do microfone ou pelo símbolo do Google.

icone-ativacao-google-now

2. vá até o final do aplicativo e clique no ícone mostrado na imagem abaixo para abrir a janela e escolher a opção Configurações.

configuracoes-google-now

3. Em Configurações, clique na opção “Voz” e em seguida “Detecção de OK Google”. Agora marque as opções A partir de qualquer tela e A partir da tela de bloqueio.

deteccao-ok-google

4. Você tem que concordar com os termos fornecidos pelo Google e então ensinar o app a reconhecer sua voz dizendo “OK Google” três vezes.

Pronto, agora mesmo estando com um aplicativo aberto, jogando ou na tela de bloqueio você poderá dizer “OK Google” para abrir o Google Now e fazer sua pesquisa.

Como ativar esta opção em qualquer versão do Android

Como mencionamos no inicio, esta função está disponível apenas para quem possui o Android 4.3 ou superior, mas é possível usar um aplicativo para reconhecer sua voz e conseguir abrir o Google Now estando em qualquer tela.

1. Procure pelo app Open Mic+ na loja do Google ou acesse este link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.RSen.OpenMic.Pheonix&hl=pt_BR

google-play-open-mic

2. Instale o app e em seguida abra o Open Mic+. Você verá que é possível personalizar o aplicativo para que reconheça o comando “OK Google” em diversas situações. Inclusive em “Quando executar” você pode definir que o Open Mic+ inicie automaticamente com o Android toda vez que ele for reiniciado.

configuracoes-open-mic

3. Na esquerda você verá um grande botão verde de play. Basta tocar nele para que o aplicativo fique escutando o ambiente até que alguém diga “OK Google” ou outra frase que tenha definido. Abrindo assim o Google Now ou o PocketSphinx.

open-mic-escutando