Ativando e usando o recurso de chamada do WhatsApp no Android

A partir da versão 2.12.19 do WhatsApp já é possível fazer chamadas telefônicas gratuitas para seus contatos. Veja como instalar esta nova versão e como utilizar este novo recurso tão esperado.

O WhatsApp estava testando sua nova funcionalidade que é de poder ligar para seus contatos usando a banda da internet substituindo assim as tradicionais ligações telefônicas que normalmente são bem mais caras.

Esta função de chamada estava disponível apenas para algumas pessoas convidadas a utilizar o recurso. Mas agora você não precisar mais esperar por este convite.

App Android WhatsApp chamada voz

A partir de hoje (31/03/15) a opção de chamada no WhatsApp foi habilitada com a versão 2.12.19.

Para ativá-la, tudo que você precisa fazer é instalar o APK sobre a sua versão atualizada ou então aguardar que o Google Play disponibilize isso para o Android em breve.

Eu já havia testado este recurso quando recebi o convite e posso dizer que a qualidade das chamadas no momento é média se compararmos a outros aplicativos que já utilizam este recurso de VOIP há mais tempo como o Skype e Viber. Mas como o recurso ainda é novo no WhatsApp isso é normal e tende a melhorar com o tempo.

A interface principal das aplicações agora é dividida em três abas, sendo elas: chamadas, bate-papos e contatos. Isso fez com que o recurso de chamadas ficasse facilmente acessível.

Para aqueles que não querem esperar, basta baixar o WhatsApp com o recurso de chamada ativado para o Android neste link e instalar no seu Android. Mas antes recomendo que faça um backup de todos os seus contatos e conversas, pois caso dê algo errado, poderá desinstalar o app que instalou e reinstalar o WhatsApp novamente sem perder nada.

Como eu faço a chamada para outra pessoa no WhatsApp?

É fácil, basta:

  • Abrir o WhatsApp;
  • Clicar no contato ou conversas que já teve com este contato;
  • No topo superior clique no ícone de um telefone, conforme imagem abaixo e o aplicativo irá fazer a ligação via VOIP sem custos de ligações com a operadora, utilizando apenas a internet;

Fazendo chamada telefônica pelo WhatsApp