Arquivos duplicados: Encontre e apague de seu computador

Se você precisa encontrar arquivos, imagens ou músicas duplicadas ou iguais em seu computador, HD ou qualquer outra mídia, veja alguns programas e recursos para executar esta tarefa.

Uma das maneiras mais rápidas de encher o seu disco rígido é armazenar arquivos duplicados. Na maioria das vezes, não temos consciência de que estamos salvando o mesmo arquivo no computador que podem vir de diversos lugares, como em cópias acidentais, arquivos descompactados, múltiplos downloads e por ai vai. Mas uma coisa é certa, eles prejudicarão o desempenho do seu HD e diminuirá o espaço disponível sem necessidade.

Vários arquivos duplicados resultam em uma obrigação de manter uma ou mais cópias de segurança (backup). E você acaba esquecendo que já tem este arquivo e começa a baixar outro, gerando uma duplicação desnecessária.

Encontrar e apagar arquivos duplicados

Infelizmente estes arquivos duplicados não são capturados pelos programas que ajudam a limpar o seu computador como o Ccleaner ou o próprio programa de limpeza do Windows. Então eles vão se acumulando ao longo do tempo tornando parte da memória ou disco rígido inútil.

Selecionamos aqui algumas ferramentas que executam uma varredura rápida e simples, identificando arquivos duplicados em minutos, liberando uma grande quantidade de espaço no disco de armazenamento. Além disso, estes utilitários são livres não precisando pagar nada para usar.

dupeGuru

É uma das minhas ferramentas de limpeza favorita, para arquivos duplicados. Vem com um monte de recursos e é possível usar em várias plataformas, como no Windows, Linux e Mac. Também possui suporte a vários idiomas e o algoritmo de correspondência difusa é bem eficiente em sua busca. E você pode personalizar algumas opções para encontrar certos tipos de arquivos duplicados.

dupeguru

O sistema de busca difusa tende a encontrar arquivos exatamente iguais, mesmo que eles tenham nomes diferentes, como por exemplo, em arquivos de nome vídeo.avi e vídeo (1).avi. Encontrando também tanto os arquivos exatos quanto os parecidos.

dupeGuru possui duas edições extras, uma para encontrar arquivos de música e outra para encontrar arquivos de imagens. Isso é muito útil, pois estes tipos de arquivos (imagens e vídeos) tendem a serem os tipos de arquivos mais duplicados.

Plataforma: Windows, Linux e Mac.
Download: http://www.hardcoded.net/dupeguru/

AllDup

AllDub é um detector poderoso para arquivos duplicados usando uma série de critérios (que podem ser personalizados) para procurar em suas mídias de armazenamento. A busca mistura relação com os nomes dos arquivos, extensões, data de criação, tipos de conteúdo, data em que foi modificado, atalhos e outros fatores.

alldup

O programa tem vários recursos uteis e muita flexibilidade para executar as tarefas. Mas “nem tudo são flores”. A sua interface não é muito amigável (pelo menos a primeira vista) o que pode confundir o usuário devido à sobrecarga de informações na tela.

Plataforma: Windows
Download: http://www.alldup.de/alldup_help/alldup.htm

Duplicate Cleaner

Neste você precisa configurar algumas opções de forma manual antes de mandar varrer e comparar os arquivos, mas se bem ajustado o programa se torna muito poderoso nesta tarefa e é fácil de usar.

duplicate-cleaner

Com o Duplicate Cleaner você pode escolher onde o programa deve vasculhar, em vez de ficar verificando todo o disco que dependendo do tamanho pode levar horas e horas. Assim se consegue ter mais objetividade para quem sabe onde normalmente os arquivos duplicados ficam.

Na tela é mostrada uma lista de arquivos duplicados, onde você pode excluir, mover para um diretório em separado ou eliminar as duplicatas deixando um atalaho em seu lugar.

Plataforma: Windows
Download: http://www.duplicatecleaner.com/

Duplicate Files Finder

É um aplicativo que procura por arquivos duplicados (arquivos que tem o mesmo conteúdo, mas não necessariamente o mesmo nome) e permite que o usuário remova-os com facilidade.

duplicate-file-finder

O programa só encontra arquivos duplicados exatos, classificando todos por tamanho. Isso não é muito bom para áudio ou imagens (que normalmente variam de tamanho devido à compressão e formato de arquivo), mas para o restante é ótimo.

Devido ao algoritmo de comparação de busca por arquivos de tamanhos exatamente iguais, ele é um dos mais rápidos nesta tarefa baseando a comparação em hashing.

Plataforma: Windows e Linux
Download: http://doubles.sourceforge.net/

SimilarImages

Se você usa ou tem muitos arquivos de imagens e está preocupado com a duplicação deste tipo de arquivo, então este programa é para você. Acredito que as imagens são os tipos de arquivos com maiores chances de duplicação, pois são facilmente “perdidas” em diretórios e existem cópias em várias mídias, câmeras, gadgets, etc. Então você pensa que não passou aquela imagem do celular para o computador e lá vão às cópias duplicadas para o HD.

similarimages

Você pode aumentar ou diminuir a velocidade de pesquisa, indicando o quanto de semelhança analítica você quer que seja comparado entre duas imagens para serem consideradas duplicadas. Com uma verificação rápida, apenas cópias exatas serão detectadas.

Com um valor maior de comparação, arquivos de imagens semelhantes, mas não exatamente iguais também serão marcados como duplicados. Para imagens isso é importante, pois uma pode estar mais comprimida que a outra, passando direto pelos outros programas de verificação de arquivos iguais.

Outro item interessante neste programa é que ele mostra as duas imagens consideradas duplicadas para que possa visualizar e fazer seu julgamento se realmente é idêntica à outra.

Plataforma: Windows
Download: https://tn123.org/simimages/

Conclusão

Assim como em nossa casa, apartamento ou trabalho se deixarmos um documento ali e uma cópia aqui, ao longo do tempo teremos uma desordem total e com os arquivos duplicados, sejam eles grandes ou pequenos, podem causar um grande acumulo de espaço sem necessidade.

Esses arquivos são mais difíceis de assear pelos programas de limpeza utilizados normalmente em nossos computadores, pois são considerados arquivos legítimos e os mesmos não fazem este tipo de trabalho de comparação.

Se você tem muitos arquivos guardados, use um dos programas de limpeza de arquivos duplicados acima que com certeza irá liberar um monte de espaço em seu HD ou outra mídia que esteja utilizando.