Aprenda a criar senha de imagem no Windows 8

Mude a forma de acesso a sua conta no Windows 8 utilizando a senha de imagem disponível neste sistema operacional.

Com o passar dos anos e com a ideia de que os computadores pessoais já não eram mais tão pessoais assim e a família toda começou a utilizar o mesmo computador em casa, a forma de acesso ao Windows também começou a mudar.

Com a possibilidade de cada usuário ter sua própria conta, com suas preferencias e dados privados, o acesso a estas informações se tornou bloqueada por senha.

criando alterando senhas imagens windows

Atualmente vemos como este tipo de acesso evoluiu em diversos sistemas operacionais, onde digitar uma senha se tornou antiquado para muita gente. Em celulares e tablets, por exemplo, contas protegidas com sequencias de toques e desbloqueio por meio de reconhecimento facial ou digital são algumas das novidades.

No Windows 8, que é um sistema operacional feito também para tablets, é possível criar uma conta utilizando imagens. Isso significa que você será capaz de desenhar formas, toque ou clique com gestos em certos pontos da foto criando um padrão pessoal.

Esta é uma característica que realmente foi projetada para dispositivos touchscreen em mente, mas não impede que utilize o mouse para isso. Alias quem não gosta de digitar senhas ou é mais lento neste aspecto, irá adorar esta ideia.

Como habilito as senhas por imagem no Windows?

1. Estando logado em sua conta, no Windows, aperte Win + i para que a barra Charms apareça. E em seguida clique na opção “Mudar configurações do computador”.

Barra-charms-mudar-configuracao-computador

2. Nas opções de Configurações do PC, clique em “Contas”.

configuracoes-pc-contas

3. Agora, clique em “Opções de entrada” e em seguida na opção Senha com imagem, clique em “Adicionar”.

opcoes-entrada-windows-8

4. Será solicitada a verificação da sua conta. Basta apenas digitar a sua senha atual. Agora você deverá selecionar a imagem base para a sua senha de gestos. Clique no botão “Escolher imagem”.

escolhendo-imagem-senha

5. Escolha a imagem em sua galeria e clique em “Abrir”.

escolha-imagem-senha-gesto-windows-8

6. Posicione a imagem para que apareça da maneira desejada e confirme clicando em “Usar esta imagem”.

posicionando-imagem-senha

7. Agora crie sua senha fazendo uma combinação de círculos, linhas retas e toques em três pontos da imagem. Depois basta confirmar novamente a combinação para que a senha de imagem no Windows seja criada.

criando-senha-gestos-windows

Pronto! A partir de agora quando iniciar o computador você terá que fazer a sequencia e combinação que criou na imagem escolhida para assim poder acessar sua conta do Windows 8.

iniciando-windows8-senha-imagem

Lembrando que este é apenas um meio alternativo de se criar e acessar sua conta no Windows 8 ou superior. Não é nenhuma opção extra de segurança.

Em dispositivos móveis ou telas touchscreen poderá haver um problema com este tipo de senha. É que ao colocar o dedo na tela e fazer a sequencia na imagem, parte da oleosidade dos dedos poderão ficar impressos na tela “dedurando” para os mais espertinhos qual a senha de imagem utilizada em sua conta.

Mas isso não é motivo de preocupação se você utiliza muito a tela touch do seu dispositivo, fazendo com que as manchas iniciais usadas para acessar sua conta, desapareçam com outros gestos que for fazendo ao longo do uso no Windows 8.

Como remover a senha de imagem do Windows?

Se não gostou da senha de imagem do Windows, remover a mesma e voltar ao estilo padrão de inserção de senhas é fácil.

1. Aperte Win + i e clique em "Mudar configurações do computador".

2. Clique em "Contas" e depois em "Opções de entrada".

3. Na parte onde diz Senha com imagem, clique na opção "Remover".

Pronto, agora ao reiniciar você acessará sua conta utilizando a senha e o método padrão que utilizava anteriormente.