Aprenda a atualizar o Windows Phone para a versão 8.1 Developer

Já é possível instalar o Windows Phone 8.1 em seu celular pela Microsoft App Developer. Veja como efetuar este procedimento e atualizar seu Windows Phone.

A atualização do Windows Phone 8.1 está sendo muito aguardada pelos usuários que possuem este sistema instalado em seus celulares e smartphones.

Não é para menos, pois o novo sistema da Microsoft possui inúmeras melhorias de utilização que quase fazem do WP 8 um novo sistema. Uma das principais novidades é a Cortana, um assistente de voz que falta no Windows Phone, onde muitos estão considerando superior ao Siri (iOS) e Google Now (Android).

atualizando Windows Phone 8.1

Normalmente uma atualização no smartphone consiste em dois tipos:

  • Firmware: Que seria uma espécie de “BIOS” do aparelho e que serve tanto pela fabricante quanto pela operadora caso o aparelho tenha algum bug ou problema;
  • Software: Seria a atualização do sistema operacional. Neste caso o Windows Phone.

Nós iremos mexer com o software, o que de certa forma é muito mais fácil do que o firmware.

Após a atualização do WP 8 para a versão 8.1, é possível reverter e voltar para a versão que estava utilizando (downgrade) usando o programa Nokia Software Update.

Lembre-se que esta é uma versão desenvolvedor e uma forma de antecipar a atualização do sistema, que ainda não foi lançado oficialmente pela Microsoft. Em nossos testes não foram perdidos nenhum documento, fotos ou quaisquer outros dados e nem notamos qualquer instabilidade ou bugs no sistema. Mas isso pode ocorrer e, portanto não nos responsabilizamos pela atualização que estaremos abordando neste tutorial.

Procedimentos para a atualização do WP 8 para WP 8.1

1. O primeiro passo é se cadastrar no Microsoft App Studio para que você possa adicionar sua conta de e-mail utilizada também na loja do Windows Phone em seu celular para que possa ter acesso as atualizações e apps ainda não lançados oficialmente pela Microsoft. Então siga para o site: http://appstudio.windowsphone.com/ e clique no link Sign In.

entrando-site-app-studio

2. Insira seu e-mail e senha e prossiga. Quando aparecer a tela avisando se deseja  o appstudio.windowsphone.com acessar suas informações, clique em “Sim”.

deixar-acessar-suas-informacoes

3. Agora insira seu nome e o e-mail. E marque a caixa “By using Windows Phone App Studio and by...”. Clique em seguida em “Register”.

inserindo-nome-senha-appstudio

4. Após a conclusão do processo de cadastro do App Studio, vá para seu telefone e abra a loja do Windows Phone. Nela procure por Preview for Developers e mande instalar no celular.

instalando-preview-for-developers

5. Abra o app Preview for Developers que foi recentemente instalado e siga com as etapas, colocando seu e-mail e senha que inseriu no Microsoft App Studio e aceitando o contrato. Por último marque a opção “Enable Preview for Developers” e clique no botão “done”.

configurando-preview-for-developers

6. Agora vá para as configurações do Windows Phone 8.

abrindo-configuracoes-windows-phone

7. Abra a opção “atualização do telefone”.

atualizacao-do-telefone-wp

8. E finalmente mande verificar as atualizações. Você perceberá que há novidades e o sistema começará a baixar elas. Este procedimento de verificar as atualizações e instalá-las devem ser feitas três vezes, pois o sistema vai instalar as atualizações que faltam antes de passar para o Windows Phone 8.1. Portanto, quando o Windows Phone 8 reiniciar, vá novamente nas configurações e verifique as atualizações.