Apple Chinesa - Como são fabricados os produtos da Apple na China

Que as grandes empresas já estão usando a China para montar suas fábricas a fim de reduzir custos devido à mão de obra escrava dos chineses, isso não é novidade.

Normalmente os produtos fabricados na China, independente da sua fabricante ser reconhecida mundialmente não duram tanto quanto o mesmo produto fabricado em outro país ou muitas vezes vem com acabamento falho.

Apple na China

Mas com certeza os preços dos produtos ficam competitivos e o alvo são países de terceiro mundo, como o Brasil, que é infestado com produtos “made in China” ou “Made in PRC” (sim meus amigos, Made in PRC é uma maneira que muitas empresas estão usando para ludibriar os consumidores e significa “People of Republic of China”).

Mas o quero chamar a atenção nesta matéria é para a fábrica da Foxconn, que além de produzir equipamentos de informática, como placas mães, é um dos maiores fornecedores de softwares da Apple na China.

Tudo é muito bem organizado, limpo e me pareceu que os funcionários são mais treinados para desempenhar suas funções. Com estas qualidades, sabemos que as chances de um produto ser bem construído e desenvolvido são maiores.

O que eu não gostei é que os trabalhadores vivem em dormitórios convivendo com pessoas estranhas na própria fábrica e executam a mesma tarefa seis dias por semana!

Não é a toa que houve uma série de 18 suicídios nos últimos anos. Bom, vamos ao vídeo demonstrando a fábrica: