Após ataque hacker Apple adiciona alertas de segurança no iCloud

Depois de várias contas do iCloud terem sido invadidas por conta da facilidade na recuperação de senhas de usuários por terceiros, Apple está adicionando novas funcionalidades que avisarão os usuários se mudanças forem feitas em suas contas.

Após os escândalos relacionados a fotos de famosos nus que foram coletados no iCloud, serviço de backup e armazenamento nas nuvens da Apple e a empresa garantir que não foi uma falha de segurança e sim do próprio usuário que facilitou a falta de segurança, a empresa introduziu um complemento para avisar o usuário quando alterações em sua conta são realizadas.

Alertas segurança iCloud Apple

O CEO da Apple, Tim Cook comunicou que estão sendo feitas melhorias na segurança do iCloud (e esperamos que a Microsoft com o One Drive e a Google com o Drive também estejam em alerta para melhorar os dados dos usuários que confiam nos servidores destas empresas para armazenar dados muitas vezes sigilosos ou privativos).

A fim de adicionar uma camada extra de segurança, o sistema de alertas do iCloud vai notificar o proprietário da conta quando determinados eventos ou alterações ocorrerem em sua conta, como:

  • Quando alguém tentar ou alterar a senha da conta, um alerta será disparado para o usuário via e-mail;
  • Se os dados do iCloud forem restaurados para um novo dispositivo o proprietário da conta será notificado;
  • Se for feita uma tentativa de login por um dispositivo diferente ou desconhecido você também será avisado;

Este novo sistema de notificação será implantado em duas semanas. Enquanto isso tente utilizar senhas mais seguras e complexas e escolha as perguntas de segurança (usada para recuperação de senhas) mais difíceis de serem adivinhadas por terceiros (já que este foi o recurso utilizado pelos hackers para conseguirem acessar as contas dos famosos).