Enviado por dicasparacomputador, em dom, 02/12/2012 - 00:01

Antivírus grátis: Quais são os 5 melhores para o Windows

Saiba quais são os 5 melhores antivírus gratuitos para proteger seu computador de pragas como vírus, vermes, espiões, anúncios perigosos, root kit e capturadores de teclas.

Um programa antivírus serve para oferecer proteção contra a entrada e infestação de vírus, trojan, spyware, worms, root kit, key logger e adwares. Se uma destas desagradáveis infecções acontecer, poderá expor informações pessoais importantes ou fazer com que seu computador pare de funcionar.

Os melhores antivirus grátis

Foi se o tempo onde só existiam programam antivírus pagos que custavam uma fortuna e éramos obrigados a adquirir. Com o lançamento e sucesso dos softwares antivírus, podemos ter no Windows estes “seguranças” para prevenir a entrada de scripts indesejáveis e manter o PC seguro.

Vamos listar então os 5 melhores programas antivírus grátis disponíveis no mercado. Cabe a você apenas escolher.

AVG Anti-Virus Free Edtion

O AVG foi o primeiro software antivírus gratuito lançado no mercado. Lembro-me que na época ficávamos desconfiados em usar antivírus gratuitos, mas o mesmo se mostrou muito bom na época e atualmente com sua maturidade é um excelente antivírus.

Além de detectar vírus, o AVG também detecta spiwares em links, sites e e-mails. Possui ferramentas com várias opções de verificação e atualizações automáticas. O AVG foi certificado na remoção de 100% dos vírus segundo a in-the-wild.

AVG antivirus Free

Contras do AVG: Infelizmente o programa tem crescido de tamanho e ficou pesado para certos computadores. Isso é sentido quando estamos digitando algo (principalmente na internet) e nas propagandas que demoram para aparecer (mas pode ser diminuído o escaneamento da internet). O AVG Free Edition não oferece ferramentas para remoção de Adware e Spyware (somente na versão paga).

Site: http://www.avgbrasil.com.br/avg-free-antivirus-gratis/

 

Avast! Free

A versão grátis do Avast vem melhorando suas taxas de detecção ao longo dos últimos anos e seu motor heurístico obteve boas implementações. O programa é completo para detecção de pragas em tempo real, incluindo a internet, e-mail, mensagens instantâneas, compartilhadores de arquivos, rede, abertura de arquivos, digitalização e um bloqueador de comportamento.

Este antivírus também é muito leve. Seu desenvolvimento foi iniciado em 1988 e frequentemente é citado na internet como o mais instalado nos computadores. Também possui uma grande comunidade de apoio ao usuário caso venha precisar de suporte.

Avast! Free Antivirus

Contras do Avast! Free: Teve pontuações média no teste de bloqueio de malwares da PC Magazzine.

Site: http://www.avast.com/pt-br/free-antivirus-download

 

Microsoft Security Essentials

Este antivírus da Microsoft que foi lançado praticamente junto com o Windows 7 tem fama em testes realizados por especialistas de conseguir ótima detecção de vírus e variantes, até mesmo de rootkits, que são os mais chatos de detectar e remover. O software dá poucos sinais de falsos positivos (quando um antivírus pensa que algo é um vírus e na verdade não é), é leve em recursos e consegue remover bem os malwares existentes. MSE é uma boa opção para usuários leigos, pois sua interface é simples e não é preciso muita interação com o programa para resolver os problemas quando algo é detectado.

É compatível e integrado facilmente ao Windows, oferecendo alertas visuais agradáveis, como o ícone que fica do lado do relógio onde quando está verde é sinal que tudo está certo e se ficar vermelho, algo está errado.

Microsoft Security Essentials

Contras do MSE: As principais desvantagens ficam por conta da velocidade de varredura que é mais lenta e ao longo período que leva para colocar um malware na quarentena.

Site: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/security-essentials-download

 

Panda Cloud Antivirus

O Panda Cloud Antivirus protege contra vários tipos de ameaças, que vão de malwares, vírus, worms, cavalos de tróia, adwares e outros. Assim como o MSE, é um ótima opção para usuários que gostam de uma interface simples e características mais automatizadas, tanto na atualização do programa quanto na remoção de malware. O que faz do Panda Cloud antivírus um dos melhores programas gratuitos nesta área é que seu trabalho de varredura e renovação é feita na “nuvem”, que significa que o trabalho de verificação é feita com ajuda de um servidor na internet, ajudando na remoção de pragas já que o servidor contém todas as atualizações recentes e não ocupa muito seu computador e o processamento do mesmo.

Panda Cloud antivirus

Contras do Panda Cloud Antivirus: Ao instalar o programa fique atento a desmarcar a opção que instala programas de terceiros em seu computador, como barras de provedores em seu navegador. Não é tão eficiente na proteção em tempo real.

Site: http://www.cloudantivirus.com/pb/

 

Avira AntiVir Personal Edition

Esta edição pessoal do Avira lhe protege contra vírus, worms, spywares, trojans, adwares e vários outros tipos de pragas virtuais, tornando uma ferramenta completa e funcional. Mas não possui recursos de digitalização na web ou e-mail, que é disponível apenas na versão paga.

Na instalação o AntiVir agenda uma varredura diária completa e você pode, naturalmente alterar a programação ou adicionar seus próprios eventos programados. Por padrão a página de configuração só mostra as configurações básicas.

Avira Antivir Free Personal

Contras do AntiVir Personal Edition: Para novatos a configuração que deve ser feita após a instalação pode ser confusa ou difícil.

Site: http://www.avira.com/pt-br/avira-free-antivirus

 

Conclusão

Há vários outros antivírus gratuitos no mercado, mas analisamos apenas os que realmente valem a pena atualmente para a maioria dos usuários. Mas cada pessoa pode ter uma necessidade diferente, por isso, veja também outros programas antivírus gratuitos, pois podem lhe interessar.

Infelizmente não podemos dizer qual o melhor, pois nenhum se destacou em todas as áreas. Alguns eram leves, mas menos precisos, outros eram bons em detectar malware, mas deixavam o computador mais lento.

Mas mesmo assim, levando em conta os resultados, acredito que o AVG Free seja o melhor antivírus gratuito atualmente, pois ele tem muitos recursos e é leve.

Mas a decisão fica ao seu cargo, pois todos os antivírus detalhados neste artigo são ótimos e ideais principalmente para quem não tem uma graninha ou não quer  comprar um antivírus pago.