Android: Para que serve o arquivo batterystats.bin e seu uso na bateria

Criado apenas para armazenar informações referente ao uso da bateria no Android, o batterystats.bin se tornou alvo de vários tutoriais que ensinam a melhorar o rendimento da bateria.

Há muitos artigos na internet ensinando a melhorar e otimizar o uso da bateria de celulares e smartphones com Android fazendo certos passos como descarregar o celular até uns 3%, apagar o arquivo batterystats.bin, ativar todas as funções de rede e comunicação e carregar o aparelho.

Mas será que isso realmente funciona? Qual a finalidade do arquivo batterystats.bin? E qual seu efeito placebo?

Bateria Android baterysys.bin

Dianne Hackborn trabalha como engenheira do framework do Android e em um de seus artigos sobre mitos e fatos sobre o sistema, ela explica que os procedimentos gerados em muitos fóruns estão mais para mitos do que para qualquer outra coisa.

Para que serve o batterystats.bin?

O batterystats.bin encontrado em /data/system/batterystats.bin no Android serve para armazenar estados e informações referentes ao uso de cada aplicação ou hardware com a bateria.

Ou seja, informações como quanto tempo a tela ficou acessa ou tal aplicativo usou o processador por tanto tempo ficam armazenados neste arquivo para que possa ser consultado posteriormente e criar gráficos dos recursos que estão utilizando com a bateria do seu aparelho.

Assim consegue-se encontrar problemas ou arranjar soluções para eventuais enigmas de durabilidade que seu smartphone venha tendo.

Apagar o baterystats.bin funciona?

Não funciona da maneira que estão divulgando na internet. Na verdade apagar este arquivo vai “resetar” as informações que o Android armazenou sobre a utilização da bateria de cada aplicativo.

O que poderia “arrumar” seria algum erro de porcentagem no esvaziamento da bateria que pode estar sendo mostrada de forma errada pelo Android. Por exemplo, quando a bateria está com 20% de carga e é mostrado no Android como 8%. Você fica “assustado” e começa a pensar que o problema pode estar na bateria.

Mas muitas vezes nem é este o problema, como poderá ver no último tópico deste artigo sobre como melhorar o rendimento da bateria.

É inútil apagar o baterystats.bin?

Inútil não é. O que poderia ajudar a sua exclusão, seriam em dois momentos:

  • Você está sentindo que o Android está errado quanto à amostragem da carga da bateria;
  • Quando você atualiza ou muda a ROM de seu smartphone;

E como faço para melhorar o rendimento e carregamento da bateria?

A dica para melhorar o carregamento da bateria nos smartphones que usam o tipo Li-ion (íons de lítio) ou Li-Pol (polímeros de lítio) é fazer o processo de carregamento completo por descarga total a cada 30 processos de carregamento habitual.

  • Em primeiro lugar, este tipo de bateria não vicia mais como as de Ncd (Níquel de Cádmio).
  • Segundo, elas têm um chip que é um medidor de capacidade e que serve para saber com exatidão a capacidade atual da bateria.

Um carregamento habitual consiste em começar a recarregar a bateria quando ela está com 30% ou 20% de sua capacidade máxima.

E o carregamento completo é recomendo após alguns ciclos do carregamento habitual fazendo com que a bateria seja descarregada completamente (normalmente quando está com 5% o smartphone desliga-se) e recarregar até os 100%.

Não é errado começar a recarregar a bateria quando está na metade da capacidade, mas fazer isso frequentemente pode deixar ela “perdida”. Por isso a recomendação de fazer uma descarga e recarga completa de vez em quando.