Android L - Novidades e recursos deste sistema operacional móvel

Veja o resumo das novidades e recursos que o Android L terá em seu lançamento prevista ainda este ano.

A nova versão do Android foi apresentada no evento do Google I/O e deverá estar disponíveis para os usuários finais em seus smartphones até o final do ano. Por enquanto, apenas desenvolvedores podem instalar e utilizar o Android L em smartphones.

Esta versão ainda não tem um nome definido e foi chamada apenas de Android L. Especula-se que em sua versão final seja chamada de Android 4.5 ou Android 5.0 e provavelmente terá seu apelido como Lollipop ou Lemon Bar.

novidades Android L

O Android inicialmente teve como alvo apenas os smartphones e aos poucos se espalhou para o uso em tablets. Agora o Google quer ver seu sistema operacional móvel sendo utilizado também em automóveis, smartwatches, set-top box de TVs e óculos eletrônicos.

Bem, vamos ver quais são as principais novidades e recursos deste Android.

Profundidade com sombras

Apesar do Android L ter um design de janelas, ícones e botões relativamente planas, há áreas onde o Google e desenvolvedores podem adicionar profundidade se quiserem. Nesta nova geração ao projetar um novo aplicativo os desenvolvedores poderão adicionar sombras e efeitos de luzes naturais para criar profundidade nos apps com efeito em 3D.

efeitos-sombras-3d-janelas-apps-anrdoid-l

Notificações melhoradas

As notificações tem o design semelhante a cartões, parecido com os que você vê na rede do Google+, com detalhes coloridos e fundo branco. O Android L prioriza a ordem das notificações de acordo com que ele acha que é mais importante para você.

prioridade-notificacoes-android-l

Material

Material é o nome do novo tema de projeto e filosofia para o Android. Ele tem um design minimalista, transparente e limpa na interface do usuário, sistema operacional e aplicativos do Google.  Texto tem mais espaços entre eles e não há um design plano através do sistema operacional.

Foi acrescentado também animações, incluindo caixas de seleção animados e coloridos efeitos de cascata quando você toca na tela.

material-design-janelas-android-l

Cores mais brilhantes e vivas

Os quadrados que fazem parte dos aplicativos oferecem agora cores mais fortes e que de certa forma deixam o sistema como um todo mais agradável e bonito. Com a variedade de cores é possível distinguir as informações que estão no app, por exemplo. Além disso ao tocar em botões, janelas e outros locais, cores são apresentadas dando uma sensação de interação mais agradável.

cores-vibrantes-interativas-android-l

Notificações na tela de bloqueio

Isso era algo que sentia muita falta no Android, ter as notificações sempre à mão sem precisar ter que desbloquear a tela para acessá-las. No Android L, você pode configurar quais os tipos de mensagens são “publicas” para que apareçam na tela de bloqueio e as “privadas” que só devem aparecer quando você entrar no sistema, como e-mails e outros tipos de informações mais confidenciais.

Notificações como o nível da bateria do smartphone ou tablet e a previsão do tempo aparecerão na tela de bloqueio por padrão.

notificacoes-tela-bloqueio-android-l

Mudanças na multitarefa

O antigo menu de multitarefas está recebendo um face lift no Android L. Um novo menu chamado “Recentes” mostra os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, como uma pilha de cartões em vez da exibição da lista anterior. Você pode percorrer aquela pilha para alternar entre os aplicativos rapidamente.

multitarefa-android-l

Notificações em pop-up Heads Up

Para as notificações mais importantes, tais como telefones ou avisos de bateria, há os novos Heads Up, que são notificações em janelas flutuantes que aparecem sobre seus aplicativos no topo da tela. Eles não interrompem o que está fazendo e você pode interagir com eles.

Se quiser fechar este tipo de janela, basta deslizá-los. Ou arraste-os para a borda de notificações salvando-os para vê-las mais tarde.

notificacoes-pop-up-heads-up-android-l

Melhorias no desbloqueio

Desbloquear seu telefone ou tablet com o novo Android ficou mais esperto. Você pode usar um tipo de bloqueio PIN, senha ou o padrão de deslizamento conforme a situação. Então se você estiver usando um dispositivo com Bluetooth como um SmatWatch o smartphone ou tablet com o Android L identificará como seu dispositivo pessoal e mostrará a sua área de trabalho com o recurso mais simples de desbloqueio (deslizamento) agilizando assim seu acesso com segurança ao dispositivo.

melhorias-desbloqueio-android-l

Melhorias nos controles da câmera

As imagens fotografadas agora poderão ser capturadas e salvas no formato RAW (como acontece no Nokia Lumia 1520) oferecendo uma qualidade de foto e possibilidade de edição muito melhor do que o formato JPG. Ótimo para entusiastas ou fotógrafos.

Também será possível filmar e salvar os vídeos sem compressão a 30 quadros por segundo (se o hardware permitir), controlar a velocidade do obturador, duração do quadro, sensibilidade ISO, etc.

salvando-fotos-raw-android-l

Aplicativos mais rápidos

O formato de runtime utilizado atualmente no Android é o Dalvik. Com o runtime ART, software que roda os apps no Android, será possível executar duas vezes mais rápido estes aplicativos no sistema operacional sem mexer no hardware.

melhorias-velocidade-art-android-l

Melhor eficiência energética

Uma ferramenta chamada de Projeto Volta vai permitir que os programadores verifiquem como seus aplicativos estão utilizando a bateria dos aparelhos através de históricos ao longo do uso, permitindo aos desenvolvedores saber o que mais causa o gasto de bateria quando alguém utiliza seus apps.

O consumo de energia é uma restrição crítica em dispositivos móveis e ninguém gosta de aparelhos ou sistemas que acabem rapidamente com sua energia. O Android L vai estrear um novo modo de economia de energia para pessoas que desejam ter seu smartphone ou tablet consumindo o menos possível de energia. Algo, aliás, que alguns apps disponíveis no Google Play já oferecem para usuários Android.

projeto-volta-android-l

Novas ferramentas para aplicativos baseados na web

Para sistemas que utilizam os navegadores web para funcionar, uma nova abordagem pode facilitar o desenvolvimento de aplicações que abrangem vários sistemas operacionais. O Google está se migrando seu motor WebView para a tecnologia usada no Chrome 36.

Isso significa que os desenvolvedores de aplicativos de terceiros poderão ter acesso a aceleração de hardware gráfica WebGL, a interface webaudio para melhorar o gerenciamento dos sons e a tecnologia webRTC para utilização de áudio e vídeos em chats.

Gerenciamento de rede mais inteligente

O Android L será capaz de detectar alguns problemas de rede  antes que eles acabem de desconectando do seu aparelho.

Isso poderá permitir que caso esteja visualizando um vídeo na rede Wi-Fi e esta comece a apresentar problemas de conexão, sua internet poderá ser alternada automaticamente para uma rede de celular 2G, 3G ou 4G, se disponível.

Melhorias no Bluetooth

O Android 4.3 introduziu suporte para a tecnologia Bluetooth LE, uma versão que melhora a preservação da bateria para o padrão de curto alcance. Isso faz com que você se conecte a dispositivos bluetooth como SmartWatch ou monitores cardíacos sem gastar muita energia.

A nova melhoria permite que um dispositivo com Android envie sinais um para o outro em modo periférico.

Vídeos sobre o Android L

selecionamos alguns vídeos que demonstram como será o novo Android L.


Vídeo para os desenvolvedores aprenderem os novos recursos e funções do Android L.


Demonstração das novidades do Android L e a integração entre várias plataformas aos desenvolvedores para mais de 90 países.