Android: Algumas dicas para deixar o sistema mais rápido e ágil

O Android é o sistema operacional para celulares, smartphone, tablets e portáteis mais usado no mundo atualmente. Mas como todo sistema, conforme vamos usando o Android colocamos vários aplicativos, enchendo o aparelho de jogos, utilitários, papeis de parede animados e outros programas que podem deixar o desempenho e a duração da bateria aquém do desejado.

Então veremos neste artigo algumas dicas simples para deixar o Android mais rápido usando apenas as opções existentes no sistema.

Melhorando desempenho do Android

Desative as animações de menus e janelas

As animações das janelas e menus usam uma boa quantidade de processamento, principalmente se o seu dispositivo não possui nenhuma placa ou processador de vídeo próprio. Então uma boa ideia para que o sistema fique mais rápido seria desativar estes efeitos e animações. Para isso basta ir em:
CONFIGURAÇÕES > TELA > ANIMAÇÕES

Configurações de tela n Android

Desabilite os plug-ins do navegador

Se você acessa sites que não necessitam de plug-ins de terceiros, desabilitar esta função agiliza muito a navegação e o carregamento de sites. É muito útil para conexões a internet muito lenta. Para desativar os plug-ins no Android, abra o navegador e nas configurações do mesmo vá até Avançado e em seguida em Ativar plug-ins escolha a opção “Desativado”.

Desativando plugins no Android

Utilize aplicativos launcher de terceiros

É possível organizar melhor o seu aparelho colocando itens que normalmente você usa ou que são mais importantes com aplicativos gerenciadores de lançadores (launcher) de terceiros como o LauncherPro, ADWLauncher EX (apenas se possui um bom processador), ou GoLauncher EX.

Android Launcher

Não use papéis de parede online

Os live wallpaper ou papéis de paredes online são muito bonitos como plano de fundo, mas consomem recursos de processamento, memória e bateria. Usar papel de parede em forma de imagem estática é bem mais acessível e com certeza melhorará o desempenho do seu aparelho com Android.

Você pode escolher o tipo de papel de parede indo em:
CONFIGURAÇÕES > TELA > PAPEIS DE PAREDE

Em seguida escolha Galeria ou Papéis de parede que são os papeis de parede com imagens estáticas.

Papel de parede no Android

Limite o número de ícones e telas

Quanto mais ícone tiver em sua tela, mais memória será consumida. Além disso, toda vez que for ligar o aparelho, ficará mais lento seu carregamento. A quantidade de telas também influencia no desempenho.

Ícones e telas do Android

Desinstale aplicativos que não utilize

Desinstalar programas que não utiliza mais além de deixar a memória ROM ou de seu cartão maior também auxilia na melhora de performance, principalmente quando há acesso a internet já que muitos aplicativos usam este recurso para procurar por atualizações.

Você pode desinstalar aplicativos no Android indo em:
CONFIGURAÇÕES > PROGRAMAS

Desinstalando programas no Android

Reduza a frequência de updates em sua conta

O Android frequentemente verifica atualizações em sua conta de e-mail, redes sociais e outras fontes para lhe manter informado e atualizado. Mas no momento em que isso é feito, são utilizados recursos de processamento, memória e WIFI (ou internet). Então tente aumentar o tempo que esta verificação é feita. Basta ir em:
CONFIGURAÇÕES > CONTAS

Frequencia de verificação de contas no Android