Android 4.2 Jelly Bean: Novidades e características do sistema

Hoje a Google anunciou que o Android 4.2 está disponível para poder ser usado e atualizado em qualquer smartphone compatível com o Android 4. Claro que se você tem um celular com o Android 4.0 possivelmente ainda demore um pouco para que o fabricante do seu aparelho disponibilize a atualização, mas iremos ver aqui quais as principais novidades do novo Android, que em minha opinião teve uma interessante atualização.

Novidades do Android 4.2

Entre as principais que posso destacar seria a possibilidade de gerar fotos panorâmicas em 360° de maneira fácil, interessante, inteligente e funcional, o suporte a múltiplos usuários (se bem que normalmente celulares e smartphones são de uso pessoal, mas fica interessante em tablets) e ao teclado virtual com possibilidade de escrita com deslizamento dos dedos, como no Swype.

Fotos panorâmicas em 360°

Para quem adora tirar fotos (como eu), agora é possível fotografar o ambiente em 360°. Isso é um bom upgrade de fotos panorâmicas convencionais onde partíamos de um pontos e íamos virando a câmera lentamente ao o outro ponto, criando uma imagem continua.

Agora é possível ir fotografando pontos do ambiente e ir montando a foto panorâmica com possibilidade de até 360°! Isso é fantástico e ainda por cima bem fácil. Já existia algo assim no programa Photosynth, mas agora com este aplicativo do Android chamado de Photo Sphere, temos um mini Google Street View em nossos celulares, graças à experiência da empresa neste segmento. E o melhor, realmente funciona, sem que a imagem fique muito distorcida ou borrada devido à união das fotos.

Photo Sphere

Dê uma olhada nos vídeos abaixo com a demonstração do Photo Sphere no Android 4.2:

Você pode conferir alguns exemplos de fotos em 360° aqui:
http://maps.google.com/help/maps/streetview/contribute/#all

Suporte a múltiplos usuários nos tablets

Se o Android 4.2 está sendo executado em um tablet, é possível criar contas de usuários para cada um de sua família e assim todos poderão usar o Android com suas preferencias e privacidades.

Então não será mais necessário emprestar seu tablet e ficar preocupado em perder suas preferencias, arquivos e tudo mais, pois cada um terá sua própria conta, plano de fundo aplicativos, widgets, etc.

É possível alternar entre os usuários facilmente usando senhas para proteção das contas.

Suporte a multiplos usuários

Teclado com digitação por gestos

A Google está disponibilizando neste novo sistema o Gesture Type, que é semelhante ao Swype e permite que você escreva as mensagens deslizando o dedo entre as letras no teclado em vez de ficar digitando letra por letra.

Assim você consegue escrever frases inteiras mais rapidamente e o sistema ainda lhe ajuda mostrando palavras sugeridas em seu novo dicionário que está mais relevante.

O recurso de digitação por voz não precisa mais da conexão com a internet para funcionar, fazendo com que escreva por meio da voz facilmente.

Gesture Type

Notificações mais interativas na sua tela

As notificações que aparecem na tela agora estão mais interativas com possibilidade de fazer uma ligação perdida, abrir mensagens SMS ou de e-mail e outras. O sistema é o mesmo de deslizar a barra de notificação até embaixo como na versão anterior.

notificações interativas

Android 4.2 mais suave e rápido

Graças a melhorias no gerenciamento do processador e da memória, o sistema agora está mais rápido e também mais suave sem tantos travamentos, podendo utilizar todo o potencial de processamento quando necessário (como no IOS da Apple) fazendo com que as aplicações fiquem bem mais rápidas.

Processamento do Android 4.2

Mas também economiza energia da bateria quando não precisa utilizar processamento, trazendo maior durabilidade a mesma.

Suporte a TVs de alta definição

Se acha a tela de seu celular ou tablet pequena para assistir a filmes baixados ou do Youtube ou jogar aquele game da hora, agora é possível assistir o que está se passando no Android 4.2 em sua TV ou computador através de uma conexão Wi-Fi.

Suporte Wi-fi TVs

Novo recurso Daydream

Com o recurso Daydream, quando não estiver fazendo nada com o aparelho, poderá aparecer na tela suas fotos favoritas, as notícias do dia, a previsão do tempo e outros recursos que desejar e que é possível escolher nas configurações.

Daydream

Mais acessibilidade para deficientes visuais

No novo Android pessoas com deficiência visual poderão deslocar ou ampliar a tela mais facilmente para que possam enxergar melhor o que se passa na tela, bastando para isso dar um toque triplo quando a opção estiver ativada.

Facilidade em personalizar a área de trabalho com os Widgets

Para que a tela do seu celular ou tablet fique mais organizada, agora quando se coloca algum aplicativo ou widget, tudo ao redor do mesmo é arrumado de forma automática. Então se um widget é muito grande, ele poderá mudar de tamanho para que caiba na tela junto aos outros ícones.

Novos widgets

Android 4.2 agora com recurso de NFC

Para quem não sabe, NFC significa Near Field Communication e permite transações de informações de forma simplificada sem fio entre dois dispositivos. Normalmente entre celulares, basta toca um no outro para que possam compartilhar fotos, vídeos, músicas e outros dados rapidamente quando a opção estiver ativada nos dois aparelhos.

Mas tem outras funcionalidades, principalmente fora do Brasil, como possibilidade de pagar compras usando dados do seu cartão de crédito que estejam armazenadas no aparelho, abrir portas, etc.

Quais aparelhos já estão usando o Android 4.2?

Os primeiros aparelhos que já estão usando o Android 4.2 são o smartphone Nexus 4  que foi desenvolvido em parceria com a fabricante LG e lançado hoje, dia 13/11/12 (que por sinal teve as vendas esgotadas em 1 hora!) e o tablet Nexus 10 da fabricante Samsung.

Google Nexus 4 e Nexus 10

Com as recentes atualizações de outros fabricantes como a Apple com o IOS 6 e a Microsoft com o Windows Phone 8 a Google tinha que trazer novidades a altura e acredito que foi bem sucedido em suas novidades, tanto que o smartphone Nexus 4 que já vem com o Android 4.2 ficou esgotado em menos de 1 hora! Claro que parte disso não é só por causa das qualidades do aparelho e do sistema Android e sim seu valor que ficou abaixo de outros smartphones de mesmo porte, como o Samsung Galaxy S3.