Alternativas grátis de leitores feeds ao Google Reader

Encontre leitores de RSS semelhantes ao Google Reader para continuar seguindo e visualizando os artigos e notícias postados em seus sites favoritos.

O Google está fechando as portas do seu serviço de gerenciamento de feeds que muitos usuários gostavam e usavam. Com isso teremos que procurar uma alternativa para podermos continuar lendo as novidades de sites que temos cadastrados os RSS.

Você pode fazer um backup da lista de sites e outros dados do Google Reader para poder importar nos novos serviços de leitura de feed que for escolher. Você encontra o tutorial de como fazer isso clicando no link fornecido acima.

alternativas google reader

Encontrando um novo leitor de RSS

Após o anúncio de que o Google Reader iria ser desativado, vários serviços semelhantes de leitores de RSS ou leitores de feed anunciaram e fizeram melhorias em seus serviços. Vamos listar aqui os mais requisitados para que a sua troca de serviço não seja traumática.

Feedly

Este é de longe uma ótima alternativa ao Google Reader e com razão. O site tem uma interface bem limpa e bonita destacando o que queremos ver, as notícias e artigos de um ou mais sites. Mas possui várias skins podendo deixar a interface parecida com um jornal ou com uma visão mais centrada e com imagens lado a lado.

Além disso, possui opções de sincronização entre os aplicativos mais populares como gReader e Reeder, uma extensão gratuita e livre em webapp podendo ser instalado em quase todos os smartphones, tablets e sistemas operacionais, recomendações de artigos semelhantes ao que está lendo e muito mais.

feedly

Site: http://www.feedly.com/

The Old Reader

Este foi desenvolvido na mesma época do Google Reader (2005) só que não havia funções e características sociais. Com algumas mudanças passou a ser muito semelhante ao extinto serviço do Google, simples, baseado em lotes e grande quantidade de recursos para compartilhamento.

Sua interface é muito semelhante ao do Google Reader.

the-old-reader

Site: http://theoldreader.com/

NewsBlur

Disponível na internet e para o iOS e Android, sua interface e utilização é muito parecida a um programa desktop. Você pode ver a história no site original, criar categorias e tags que ajudarão a encontrar e destacar os artigos preferidos. Falando em artigos preferidos você pode criar uma espécie de blog interno colocando lá todas as suas noticias preferidas.

O NewsBlur é gratuito para a leitura de até 64 sites, mas você pode pagar cerca de R$ 65,00 anuais para utilizá-lo sem limites com a conta premium.

newsblur

Site: http://www.newsblur.com/

Pulse

Também disponível para a internet, iOS, Android e WP este serviço de leitura de feeds tem uma abordagem diferente na visualização das notícias. Em vez de tentar imitar o Google Reader ou seguir paradigmas tradicionais de leitores de RSS, Pulse transforma seus feeds e artigos em um feed visual, baseado em imagens e histórias, colocando o que os assuntos que gosta de ler no topo.

Mas dependendo da sua conexão com a internet ou computador, poderá se tornar um pouco lento devido a quantidade de gráficos que aparecem na tela.

pulse

Site: https://www.pulse.me/

Digg Reader

Lançado oficialmente no dia 01/07/13, data esta em que o Google Reader terminou suas atividades está disponível para uso na internet ou app Android. Como o Feedly, o leitor do Digg tem uma interface famialiar ao Google Reader, só que com visual mais clean e algumas opções de integração com o próprio Digg, compartilhamento Instapaper, filtro de notícias populares mostrando quais artigos em seu feed estão em tendência no momento e outros.

digg-reader

Site: http://digg.com/login

Tiny Tiny RSS

Este é um serviço para ser instalado em seu próprio servidor web ou serviços de hospedagem. Isso tem como positivo você poder gerenciar e ter os feeds sem depender dos outros leitores de RSS estarem ainda na ativa, como foi o caso do Google Reader que nos “deixou na mão”.

Você pode montar sua própria empresa de leitor feed, apesar de dar um pouco de trabalho na configuração e também contratar um bom servidor de hospedagem na internet. Ele funciona muito bem e tem seu próprio app de Android também.

tiny-tiny-rss

Site: http://tt-rss.org/

Newsvibe

Disponível no momento apenas para a web, este leitor é para aqueles que estão cansados de leitores que tentam fazer de tudo um pouco. Se você prefere um leitor de RSS simples e limpo para ler seus sites favoritos sem todos aqueles recursos sociais, integração de apps e outras funções que não utiliza, o Newsvibe pode ser sua escolha.

newsvibe

Site: https://newsvi.be/

Outros leitores de feed

Há inúmeros leitores de feed na internet. Uns pagos e a maioria gratuitos. Para ser instalado no sistema operacional, disponível diretamente na web ou com possibilidade de levar com você em seu smartphone ou tablet.

Tentamos destacar aqui apenas aqueles mais semelhantes com o Google Reader e que tivessem certas funções interessantes. Mas também podemos destacar outros serviços de RSS como:

Para quem ainda não segue nosso site, basta acessar nosso RSS aqui: http://www.dicasparacomputador.com/rss.xml

Qual destes leitores de RSS vocês usam ou mais gostaram?