Como alterar as letras das unidades no Windows

Alterar as letras das unidades no Windows é fácil. Veja como fazer isso em todas as versões do sistema operacional.

Se precisar alterar a letra da unidade de um HD, SSD ou drive externo para C:, D:, E: ou outro, saiba que existe uma ferramenta chamada gerenciador de disco que poderemos utilizar para esta finalidade.

Na época do DOS já utilizávamos letras para manipularmos e acessarmos os drivers e passado vários anos, ainda utilizamos esta referencia de acesso. Sabemos que a unidade C: normalmente é a principal, onde ficam instalados seus arquivos, programas e o próprio Windows.

Alterando letra unidades Windows

Mas por que C: e não A: ou B:? Por que as primeiras letras foram originalmente reservadas para drivers de disquetes. Mas se quiser poderá trocar a letra da unidade C: para A:, por exemplo. Apesar de não haver necessidade e também não ser recomendável alterar a letra onde o Windows está instalado.

Este tipo de alteração de letra da unidade serve para usuários que precisam acomodar novos dispositivos ou para atender as suas preferencias pessoais.

Mas como eu mudo a letra de um HD, SSD, DVD ou Pen Drive?

A alteração é simples e iremos dar os passos aqui de como mudar em várias versões do Windows e também pelo MS-DOS.

Alterando a letra da unidade no Windows 2000, XP, Vista, 7, 8 e atuais

1. Para alterar a letras das unidades nos Windows atuais, você terá que ter privilégios de administrador. Abra o Gerenciador de discos, apertando as teclas Win+R e em seguida digitando: diskmgmt.msc.

abrindo-diskmgmt

2. Clique com o botão direito do mouse em cima do drive ou partição que deseja modificar a letra em seguida escolha a opção “Alterar letra de unidade e caminho...”.

gerenciamento-disco

3. Agora basta clicar no botão “Alterar” e em seguida escolha a letra disponível, clicando em “Ok” em seguida.

alterando-letra-unidade-drive

Se por acaso alguma letra não estiver disponível é provável que ela já esteja sendo utilizada. Basta primeiro modificar a letra do drive na unidade que a esteja utilizando e depois altere a letra na unidade que pretende.

Alterando a letra da unidade no MS-DOS e Windows 3.x

1. Se você estiver no Windows, acesse o prompt do MS-DOS.

2. Digite CD\ e pressione Enter.

3. Estando no DOS, digite: edit c: \autoexec.bat

4. Na janela do Autoexec.bat, localize a linha MSCDEX.

5. Encontrando a linha mencionada acima, veja se tem  /L:x (onde x é a letra da unidade). Se não tiver, vá até o final da linha e introduza /L:D (onde neste exemplo colocamos o D para atribuir o CD-ROM a esta letra, mas poderá ser qualquer outra).

6. Após alterado, feche esta janela de edição e escolha “Sim” para salvar. Caso não tenha ou não possa usar o mouse, aperte no teclado Alt+F.

7. Estando de volta ao DOS, digite Edit C: \config.sys.

8. Procure por algo que tenha “LASTDRIVE = x” (onde x é a letra da unidade). Caso não encontre, vá para o inicio do arquivo config.sys e adicione: LASTDRIVE = L (ou outra letra que você quer que seja a final, que deve ser entre C e Z. O LASTDRIVE tem a finalidade de dizer ao sistema até que letra o sistema deve utilizar para associar com os drivers).

9. Feito isso, feche e salve o arquivo (use a combinação de ALT+F).

10. Pronto, reinicie o computador e a letra deverá estar associada ao drive conforme especificou no arquivo “autoexec.bat”.

Alterando a letra da unidade no Windows 95, 98 e ME

1. Abra o Gerenciador de dispositivos (aperte a tecla Win+R e em seguida digite: devmgmt.msc).

2. Clique no sinal de “+” ao lado de CD-ROM ou DVD/CD-ROM.

gerenciador-dispositivos-alterando-drive

3. Dê um duplo clique na unidade que você deseja alterar a letra.

4. Clique na guia “Configurações”. E onde é listada a letra inicial e final, digite a letra da unidade que deseja alterar na unidade e clique em “Ok”.

5. Agora é só reiniciar o computador.

Sobre a alteração da letra da unidade de disco rígido ou SSD

Ao contrário de drives de CD e outras unidades removíveis, nos HDs ou SSDs não é possível alterar letras de unidades diretamente para eles, já que possuem partições e estas letras são associadas para cada uma delas.

Você pode mudar as letras para cada partição do disco sem problema. Só que elas terão que ter uma sequencia, como por exemplo, C:, D:, E: e não C:, K:, V:.

Sobre a alteração em unidades de disquetes

Como mencionamos as letras A e B são designadas para unidades de disquete. Na maioria dos computadores você pode alterar estas letras sem problemas, mas em computadores da IBM e compatíveis você só poderá usar as letras A ou B.

Se você deseja alterar a letra da unidade, sua CMOS deve oferecer suporte para esta opção.