Como adicionar coordenadas geográficas de localização em suas fotos

Aprenda a colocar informações e coordenadas geográficas de localização em suas fotos informando onde elas foram fotografadas.

Certas máquinas fotográficas e celulares não possuem a função que adiciona a localização geográfica de onde suas fotos foram tiradas. Em máquinas mais avançadas e com este recurso, estas informações são adicionadas no momento em que tira uma foto, onde o sistema utiliza o GPS para adicionar o posicionamento nas informações metadata EXIF no arquivo da fotografia.

adicionando posicao geografica fotos

Essas informações são úteis caso queira marcar exatamente onde a imagem foi fotografada, fazer um mapeamento de roteiros por onde passou, enviar para o Facebook e assim o mesmo já marcar corretamente o local da foto ou mesmo enviar para sites como Panoramio (Google Maps), Photosynth (Bing Maps) e outros.

Programa para marcar a localização de uma foto

Vamos utilizar o programa Geosetter para marcarmos a posição geográfica nas metadata das imagens. Comece baixando e instalando o software aqui: http://www.geosetter.de/en/download/

Existem dois tipos de arquivos para baixar lá. Um de extensão .exe que serve para instalar o programa em seu computador ou .zip onde poderá descompactar e executar diretamente o aplicativo no Windows.

Marcando a posição geográfica da fotografia

Abra o programa Geosetter. Em seguida procure no programa a pasta onde estão suas imagens. Você pode fazer isso clicando em Imagens > Abrir pasta.

geosetter-localizando-imagens

No lado esquerdo temos a lista de imagens que estão na pasta escolhida. Na direita temos o mapa que pode ser o do Google, OpenStreet e outros. Você pode clicar na opção Seleccionar tipo de mapa para selecionar o estilo de mapa desejado e deixe também a opção Show position marker on map ativado, pois assim quando clicar em algum lugar do mapa, ficará marcado a posição.

geosetter-mapa

Agora encontre o local onde você tirou a foto, clicando na posição exata onde estava. Depois selecione a imagem (ou imagens) que ficam no lado esquerdo da tela. Vá até o menu Mapa e selecione opção Associar Marcador às Imagens Seleccionadas.

Isso fará com que as coordenadas do local em que marcou no mapa sejam colocadas na imagem selecionada. Outra forma de fazer isso é clicar com o botão direito do mouse no local do mapa e escolher a opção Associar Posição as imagens Seleccionadas.

geosetter-associando-posicao-mapa-fotos

Pronto, agora é só salvar as alterações que fez nas informações das fotos, clicando no ícone de salvar ou mesmo fechando o programa.

salvando-informacoes-geotag-imagens

Como saber onde uma foto foi tirada

Saber o local onde uma determinada foto foi tirada é fácil caso ela esteja com as informações geográficas marcadas em sua metadata.

Para isso, podemos usar este mesmo programa GeoSetter, selecionar a imagem que está o lado esquerdo e ir no menu Mapa > Mostrar Posições das Imagens.

mostrando-posicoes-fotos-mapa

No mapa que está à direita será possível ver a localização marcada em cor roxa do local onde a fotografia foi tirada.