Abra o Chrome OS dentro do Windows 8 facilmente

Aprenda a configurar e transformar o navegador Google Chrome em Chrome OS dentro do próprio Windows 8.

O navegador Chrome possui uma opção interessante para os usuários do Windows 8, onde é possível utilizar o navegador como se fosse o sistema operacional Chrome OS, com suas aplicações e funcionalidades.

instalando chorme os windows 8

A Microsoft anunciou que no Windows 8 poderiam haver três tipos de aplicativos:

  • Metro Apps: São os aplicativos distribuídos na loja do Windows com recursos mais restritos;
  • Aplicativos Desktop: São os programas tradicionais que conhecemos e que só podem ser executados na área de trabalho padrão do Windows;
  • Estilo Metro para navegadores desktop: Certos navegadores podem executar como Aplicativos Desktop com acesso total ao sistema e com possibilidade de fica em tela cheia como os aplicativos Metro.

E o Google se aproveitou deste terceiro tipo para fazer com que o Chrome OS pudesse ser executado junto com o Windows 8, tendo em vista que o Windows é o sistema operacional para computadores mais utilizado.

O próprio Internet Explorer que é executado na área Metro tem um estilo diferente do usado na área de trabalho. Assim como em breve o Firefox também terá uma interface diferente quando executado neste sistema operacional.

Como utilizar o Chrome OS no Windows 8

Pré-requisitos e recomendações

Este recurso só funciona no Windows 8 e Windows 8.1 em diante, já que ele se baseia na nova interface de aplicações do Windows 8 Metro.

É aconselhado que seu driver de vídeo esteja instalado corretamente, já que a aceleração gráfica é bem requisitada pelo Chrome OS.

Em telas que utilizam uma alta quantidade de DPI (pontos por polegadas), como a execução do Windows 8 em tablets que oferecem tela menor com alta resolução, poderão ter problemas com o menu do Chrome OS, já que poderá ficar muito pequena ou pouco visível.

Instalando o Google Chrome

Bem, a primeira coisa a ser feita é instalar o Google Chrome, caso não o tenha instalado em seu Windows 8.

Acesse o site https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/ para baixar e instalar este navegador.

instalando-chrome-os-windows

Fazendo o Google Chrome se transformar no Chrome OS

Abra normalmente o Google Chrome pela área de trabalho padrão do Windows 8 e no menu de configurações do navegador escolha a opção Reiniciar o Google Chrome em modo Windows 8. Se aparecer uma janela perguntando qual navegador você quer abrir o link, escolha o Google Chrome.

reiniciar-google-chrome-modo-windows-8

Pronto, o navegador vai reiniciar em tela inteira em modo Chrome OS, com praticamente as mesmas funções (menos o painel de controle que só existe no Chrome OS original).

chrome-os-aberto-dentro-windows-8

O que dá para fazer com o Chrome OS no Windows 8

Você poderá utilizar o Chrome OS como um novo sistema operacional ou testar o mesmo para ver se gosta do sistema que é utilizado nos Chromebook.

No menu você pode usar sua conta do Google para poder ver seus aplicativos.

menu-chrome-os-windows

Assim como também pode procurar por novos aplicativos da loja do Chrome.

procurando-aplicativos-google-chrome

Abra várias abas no Chrome e as coloque lado a lado. Basta clicar na aba e arrastar para o lado direito ou esquerdo, podendo assim usar mais de uma aplicação na mesma tela.

janelas-lado-lado-chrome-os

Coloque o sistema lado a lado com o Windows 8. Você pode rodar o Chrome OS de um lado da tela e o Windows do outro lado. Basta minimizar o Chrome OS e arrastar sua janela para o lado, assim como escolher uma aplicação ou desktop do Windows 8 e colocar no outro lado.

meia-janela-chrome-windows

Para fazer o Chrome OS voltar a ser um navegador Chrome padrão, basta abrir o navegador dentro do Chrome OS, ir no menu de configurações e em seguida selecionar a opção Reiniciar o Google Chrome na área de trabalho.

voltando-navegador-chrome-windows-8