10 dicas para melhorar o posicionamento de seu site ou blog

Estar entre os primeiros no Google, Yahoo e MSN é uma tarefa árdua e que envolve paciência, dedicação e conhecimento, além de um pouco de sorte.

O processo de otimização normalmente e muito complexo e ninguém de fora destas empresas de busca tem conhecimento sobre as técnicas e lógicas utilizadas no processo de escolha dos posicionamentos.

Otimizando sites

Estaremos neste artigo, comentando sobre técnicas que funcionam no momento e que para consegui-las foi utilizado a técnica de tentativa e erro no SEO.

  1. Meta tags: As meta tags são linhas de código que os visitantes normalmente não vêem mas que são muito bem pontuados pelos sistemas de buscas. O titulo da páginas (tag  <title></title>) é um dos mais importantes e deve coincidir ou ser semelhante a algumas palavras que tenham no conteúdo do site. As palavras chaves (meta keywords) são pouco usadas pelos sistemas de busca e o Google até as ignora, pois as palavras chaves reais são as que estão no conteúdo do site. A descrição (meta description) é também muito utilizada pelos buscadores como sendo um pequeno resumo do que há na página.
  2. Crie e atualize seu Sitemap: Os sitemap (mapa do site) são simples arquivos .xml normalmente criados e colocados na raiz do servidor e com nome sitemap.xml que ajudam os buscadores a indexarem melhor suas páginas, onde você pode inclusive dar prioridades a páginas mais importantes. Ao criar seu sitemap.xml envie para o Google, Yahoo e MSN e em poucas horas (e não dias como é o habitual dos buscadores) seu site estará com a nova notícia ou página.
  3. Use mais HTML: O HTML que me refiro aqui é usar tags em HTML do que em javascript, flash, etc. Essa dica é válida principalmente para os menus e links de navegação e os conteúdos em si. Use animações e outros recursos apenas em pequenas partes do site e se usar um menu animado em flash, por exemplo, coloque no rodapé do site os mesmos links que colocou neste menu em flash só que em HTML.
  4. Insira textos ALT nas imagens: Os mecanismos de buscas ainda não conseguem ver palavras ou o que pretende com a imagem. Por isso em todas elas, insira a tag ALT com uma frase do que essa imagem condiz.
  5. Páginas duplicadas: As páginas duplicadas (mesma página mas com endereço diferente) devem ser eliminadas o quanto antes de seu site ou blog, sob pena de penalidades por parte dos buscadores. Outra questão sobre páginas duplicadas são os copiadores, que pegam conteúdos de outros sites e colocam em seus sites ou blogs. Eles serão punidos também como páginas duplicadas.
  6. Código limpo: Deixe seu site sem erros de HTML e de preferência de acordo com as exigências da W3C. Site feitos em tableless (sem tabelas) também ajudam os robôs a encontrarem os links.
  7. Conteúdo: É importe destacar mais de uma vez certas palavras que acha importante em sua página, inserindo a mesma palavra ou o sinônimo dela pelo texto. Nos títulos use as tags <h1> (use esta tag apenas uma vez no site) ou <h2> caso já esteja usando <h1> no site. Também dê destaque as palavras principais e que fazem sentido no seu texto com a tag <strong> (negrito).
  8. Diretório de sites: Tente enviar seu site para os principais diretórios da internet, como o Google Directory, Yahoo Directory e DMOZ que são os mais importantes e que dão maior pontuação. Tente também cadastrar em sites de classificados e outros, mas preste atenção se estes sites não estão na lista negra ou com pagerank baixo.
  9. Links para seu site: Tente inserir sempre o link de seu site em fóruns, artigos, parcerias e outros sistemas. Quanto mais links outros sites tiverem apontando para você, melhor você será pontuado. Cuide também para que sua página não tenha mais de 100 links no total (tanto links internos quanto links externos).
  10. Lendo e aprendendo: Leia artigos na internet, compre livros a respeito e nunca desrespeite as normas e diretrizes do webmaster. Faça testes e veja os resultados.

Caso tenham mais dicas, postem nos comentários.

FERRAMENTAS QUE AJUDAM: