10 Dicas para comprar um Notebook (Laptop)

Atualmente ter um computador portátil é o desejo de muitos profissionais, que tem em suas vantagens a mobilidade e custo/beneficio.

Como os valores diminuiram e a procura por notebook aumentou consideravelmente nestes últimos anos, principalmente depois que o governo baixou os valores de impostos, estamos dispondo 10 dicas para que você possa escolher o seu notebook de forma certa e tenha menos chances de errar na escolha.

Notebook

 

Memória

Para a escolha da memória deve ter em conta o tipo de atividade que vai querer desempenhar no notebook.

Hoje em dia todos os computadores vêm equipados com o Windows Vista, e como tal, 1 GB de memória é necessário para que este seja executado com alguma rapidez.

Mas se realmente procura um portátil rápido, procure um com 2 GB ou mais de memória, já que entre 1 GB e 2 GB no Windows Vista se nota uma diferença significativa.

Esta quantidade de memória é igualmente recomendada para aplicações 3D, como jogos ou software de edição gráfica 2D e/ou 3D.

Caso não possa investir em memória, utilize sistemas operacionais mais leves como o Windows XP ou Linux.
 

Processador

Quanto ao processador, é recomendado escolher um que seja da nova geração da Intel ou AMD. As de nova geração são as recomendadas devido à sua capacidade de processamento, economia de energia e baixo aquecimento.

Assim a uma maior duração da bateria e um maior desempenho.

Na Intel, os processadores Core 2 Extreme são considerados os top de linha, os Core 2 Duo de gama Alta linha, os Core Duo de Média e os Core Solo 2 e Core Solo são os mais comuns.

Na AMD, os processadores Turion 64 X2 são os top de linha, os Athlon 64 X2 os médios  e os Sempron os mais comuns.
 

Bateria

As baterias (dependendo do seu uso) são importantes em um portátil, embora a sua duração varie conforme a utilização que se esteja fazendo.

O uso dos novos processadores é um dos fatores importantes para a economia da mesma.

São recomendados o uso de baterias de iões de lítio, pois estas têm mais carga e uma vida útil mais prolongada.

Estas novas baterias permitem também “fazer o que se quiser delas”, em outras palavras, não é necessário ter qualquer tipo de atenção especial, não precisando esperar descarregar por completo antes de recarregar.

Na primeira utilização deve-se deixar a bateria carregar 8 horas sem que o notebook  esteja em utilização.

Para quem pretende autonomia de bateria, existem alguns modelos de notebooks que permitem adicionar uma bateria extra, por exemplo, retirando o drive de CD/DVD e adicionando a segunda bateria.
 

Disco Rígido

Os discos rígidos para notebooks são menores em todos os aspectos, tamanho físico e capacidade de armazenamento. Isto faz com que os discos sejam consideravelmente mais caros do que os discos para computador de mesa.

A escolha de um disco com grande capacidade deve ser feita caso o utilizador pretenda o armazenamento de grandes quantidades de informações, caso contrário vai estar pagando mais caro que não vai usar.

Os discos mais comuns são os de 80GB, 120 GB, 160 GB, 200 GB e 250 GB.

Menos que 40GB nós não recomendamos e maior que 250GB normalmente não é necessário.
 

Unidade de CD/DVD

A Unidade de CD/DVD já é algo que vem incorporado em todos os modelos. Isso lhe permite gravar DVD e CD (além de lê-los, claro).

Os drives de disquetes, atualmente já não fazem parte do notebook, nem como opcional.

Alguns modelos de portáteis já incorporam as unidades dos novos formatos como HD DVD e BlueRay, como é o caso da Vaio e HP.

 

Telas

Procure por modelos com tela mínima de 12 polegadas.

Uma coisa é certa, quanto maior a tela maior se torna a dimensão do computador portátil e também seu valor.

Na base da sua decisão deve pensar em suas necessidades, para quê uma tela grande não lhe atrapalhe em sua locomoção ou uma tela pequena  comprometa, por exemplo com seus desenhos técnicos ou fotografia digital.

Pense bem nisso antes de escolher e tome a decisão certa para a utilidade que irá ter com seu aparelho.

  • CrystalBrite, TruBrite, X-Black : O que são?
    • É certo que você já viu estas características técnicas nos computadores portáteis.
      A informação: Tela 15.4" CrystalBrite ou 15.4" TruBrite. Estes termos são sinônimos e usados para definirem a tecnologia usada na tela, usado em telas que tenham mais contraste e brilho.
    • Vantagens e Desvantagens:
       Estes tipos de tela são muito mais apelativos pois as imagens aparecem mais definidas e com cores mais vivas, contudo se esta é a vantagem existe também a desvantagem da tela ser brilhante e logicamente refletir a luz presente, por exemplo, se estiver usando numa sala com muita claridade poderá ter dificuldades na visualização da imagem, visto que a tela vai refleti-la. Poderá também provocar um maior cansaço visual.

 

Placa de vídeo

Este é também um ponto importante, pois normalmente a placa gráfica colocada na configuração do computador poderá refletir também no preço final do produto.

Imagine a seguinte situação: Quer um computador apenas para usar a internet e fazer uns trabalhos em aplicações Office.

Então a placa gráfica é importante? Podemos dizer que não é o mais importante neste caso e você poderia investir em mais memória RAM em vez da placa de vídeo.

Agora se pretende comprar um computador para jogar, que use os recursos Aero do Windows Vista ou use para projetos que exijam gráficos 3D, então realmente é melhor investir em placas gráficas com memória dedicada da Nvidia ou ATI.

 

Portas externas

Em qualquer computador, e hoje em dia tudo se liga a um computador, o número de portas e tipo de ligações é um fator importante.

Lembre-se dos dispositivos que pretende ligar à sua porta USB, por exemplo: internet banda larga, impressora, mouse (dispensável), leitor de mp3, câmera fotográfica digital, etc.

Atualmente os fabricantes oferecem boas quantidades de entradas e em nossa opinião o notebook deve ter no mínimo umas 3 ou 4 portas USB e evitar o uso do acessórios Hub USB (um equipamento que usa uma entrada de seu computador e multiplica a quantidade da mesma).

Deverá também ter uma entrada de rede (RJ45) e opcionalmente leitores de cartão, porta firewire e seria interessante ligações sem fio, como Bluetooth e Wi-fi para se conectar a internet sem fio e que em muitos lugares isso é oferecido gratuitamente.

 

Marca

As marcas mais conhecidas e de boa qualidade são: HP, Toshiba, Sony Vaio Dell, Asus, Acer e Mac.

A escolha de uma determinada marca tem seus custos devido ao design, garantias, assistência técnica e outros fatores que as diferenciam.

 

Assistência

Falar de assistência técnica não é fácil, existem sempre queixas de A, B ou C e existem também aqueles que falam maravilhas de A, B ou C.

Antes de comprar, verifique se:

  1. A empresa possui assistência técnica em seu cidade
  2. Quanto tempo de garantia é fornecido
  3. Veja opiniões sobre um determinado modelo na internet
  4. Se não for uma marca conhecida, verifique há quanto tempo vende notebooks pois isso normalmente tem a ver com sua experiência no mercado.